Faço, Separo, Transformo chega à segunda edição em grande estilo!

Revisado e atualizado, com ilustrações e projeto gráfico de  de Talita Nozomi, livro de Marcos Linhares e Marcelo Capucci aborda, de forma inusitada, a produção e gestão de resíduos sólidos.

Depois do reconhecimento alcançado em Los Angeles (EUA), ao receber o prêmio International Latino Book Awards (ILBA 2016), do sucesso alcançado com participação oficial no Fórum Mundial da Água 2018, e das inúmeras apresentações  em escolas públicas e particulares, eventos literários e instituições –  como na Sede da Coordenação da ONU em Brasília, ABRACE, Casa de Cultura de Uberlândia (MG)- os autores Marcelo Capucci e Marcos Linhares resolveram fazer novos voos e com isso lançam, agora pela Editora Imeph, a nova versão de “Faço, Separo, Transformo…”  Revisada e atualizada, a obra traz ilustrações e projeto gráfico de Talita Nozomi, que em 2017 integrou um time de ilustradores que tiveram seus trabalhos reunidos também em catálogos publicados na Itália, no Japão e nos EUA e foram selecionados para integrar a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália).

Linhares explica que “integrar o catálogo da Imeph e poder trabalhar com a  Lucinda Marques é motivo de muita satisfação. A obra poderá se beneficiar dessa experiência e os leitores, também”, diz.

Capucci enfatiza que o projeto gráfico de Talita Nozomi também empolgou os autores. “Esse contato com nossa ilustradora foi muito rico pois ela absorveu o que precisamos passar com muito talento e sensibilidade. Adoramos essa parceria”, empolgou-se.

Nozomi revelou que considera o texto muito imagético. “Achei genial a possibilidade  de tirar o leitor do lugar comum e o despertar para outras questões. Fiquei muito animada com o tema e com a humildade da abordagem e a possibilidade de, sempre, podermos fazer a diferença”, pontuou.
A obra
Nomes diferentes e pessoas normais que conseguem fazer uma revolução por onde passam. Dessa forma, “FaçoSeparoTransformo” conta como um professor e um aluno conseguem mudar a eles mesmos e contagiar a todos sobre como viver melhor com o lixo, a natureza e as pessoas ao redor, todas elas, incluindo os chamados seres invisíveis do dia-a-dia, como catadores e garis.  Diretores, equipe de limpeza da escola, familiares, vizinhos, amigos, professores, enfim, todos fazem parte da história.
Um livro moderno, criativo, interdisciplinar que mostra que o meio ambiente começa em casa e que só melhoraremos o planeta a partir da ação de cada um. Uma história que pode servir e inspirar a pessoas de todas as idades.
Os autores
 
Marcelo Capucci – Criança curiosa de Cidade Satélite nos anos 70, se perguntava sobre tudo, até mesmo “para onde vai o lixo nosso de cada dia?” Segundo o próprio amigo, Marcos Linhares, quando surgiram os personagens de “Faço, Separo, Transformo…” não houve dúvidas: Téo Recicles seria um professor inspirado na trajetória de Marcelo Capucci. Nasceu em Brasília e mudou-se para Uberaba/MG aos 14 anos. Iniciou sua carreira musical em 1991, no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. Compartilhou sua ‘prática baterística’ com crianças, interessando-se, pela formação de pessoas. Em 1997 voltou para Brasília. Ingressou à Universidade Católica de Brasília, cursou Pedagogia, formou-se em 2003 e é Professor da SEEDF. Pós Graduado em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Gama Filho/RJ criou o Projeto Percussucata, onde faz música com garrafas PET, difundindo cultura e atuando como: músico, arte-educador e palestrante socioambiental.  Capucci é o baterista da Plebe Rude e registrou suas batidas nos Álbuns: NAÇÃO DALTÔNICA (2012) e PRIMÓRDIOS 1981-1983 (2017). No início de 2019 gravou sua participação no novo disco – EVOLUÇÃO – de uma das principais bandas da história do rock brasileiro.
 
Marcos Linhares – Foi criado ao lado de livros e de um televisor. Como tinha poucos amigos na infância, sonhava em:  Ter  livros escritos por ele naquelas estantes, estar na telinha da tv e de ser cidadão do mundo.  Cresceu, publicou mais de dez livros,  foi repórter de tv e, como jornalista,  conheceu mais de 40 países. Adora picolé de tapioca, um bom papo, os bebês da Glorinha, o abraço de sua mãe, cinema, rock e estudos espiritualistas. Atualmente, preside o Sindicato dos Escritores do DF e trabalha no Senado Federal.  
 
Talita Nozomi – Ilustradora, artista visual, autora de livros infantis. É  uma artista viajante de identidade multicultural que estudou ilustração no Brasil, em Portugal, na Espanha, na Itália e na Tailândia. Cursou mestrado em desenho e técnicas de impressão na Universidade do Porto (2017) e ilustrou mais de dez livros para crianças. É autora, de entre outros títulos, de Do Mundo ao Fundo (JBC, 2012), selecionado para o Programa Livros na Escola FDE 2012, e Se eu Fosse uma Árvore (Gaivota, 2013), selecionado para o Itaú Criança 2013 e para o catálogo Bolonha FNLIJ 2014. Em 2017, foi selecionada para a exposição Ilustração Portuguesa (Setúbal), para a Exposição de Ilustradores da Feira de Bolonha e para o Catálogo 2017 Illustrators Annual. Em 2018, depois de ilustrar Uma Escada Para o Céu (IMEPH), fez uma residência artística durante dois meses no centro educacional Moriumius (Japão), que se dedica à divulgação e ensino de práticas sustentáveis a crianças e adolescentes, e que fica localizado numa região que foi fortemente afetada pelo tsunami de 2011. Após esta intensa experiência, ilustrar Faço, separo, transformo… foi mais um mergulho nesse tema que se faz cada vez mais necessário: sustentabilidade ecológica.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *